Inovação, crowdsourcing e crowd-design: possibilidades de atuação no cenário contemporâneo

Autores

  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Lílian Lago Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0002-6315-0810
  • Juliana Cristina de Angelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Fabrício Mira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Inovação, Crowdsourcing, Crowd-design.

Resumo

O século XXI é a era das redes colaborativas. A indústria já não é mais o maior setor da economia e as pessoas já demonstram iniciativa em produzir o que é de interesse próprio ou comunitário. Mediante revisão de literatura sobre inovação, contemporaneidade, crowdsourcing e crowd-design e a apresentação de um case de design premiado, o Eatwell, um conjunto de mesa para pessoas com deficiências cognitivas, como doença de Alzhiemer, é possível compreender a importância da articulação de stakeholders para se fazer inovação hoje, sem depender de um grande investidor ou do interesse e liderança da indústria.

Biografia do Autor

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.

Lílian Lago, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design - Linha de Pesquisa Planejamento de Produto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialista em Gestão Estratégica de Design pela Universidade Estadual de Londrina e bacharel em Design Gráfico pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura. Tem experiência em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, estratégia e design editorial.

Juliana Cristina de Angelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design - Linha de Pesquisa Ergonomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialista em Exercício Físico, Nutrição e Medicina na Saúde e no Esporte e graduada em Educação Física também pela mesma universidade.

Fabrício Mira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design - Linha de Pesquisa Ergonomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Design e Artes, com ênfase nos seguintes temas: Design Gráfico, Identidade Visual, Ergonomia, Artes Plásticas, Ilustração Digital 2D/3D, Ilustração Não-Digital, Realidade Virtual e Histórias em Quadrinhos. Atuou como professor de ensino superior na Graduação do curso de Artes e na Pós-Graduação do curso de Letras e Artes - Interlinguagens do Texto e da Imagem, pelas Faculdades de Dracena (SP), mantidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura - FUNDEC.

Referências

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Publicado

2016-05-28

Edição

Seção

Artigos