Design de Dispositivos Médicos: Contributo do Design para o Desenvolvimento de uma Prótese Externa de um Membro Inferior.

Autores

  • Demétrio Ferreira Matos IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Ana Margarida Ferreira UNIDCOM/IADE-U
  • António Costa Marques Pinho MEtRICs Research Center, Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho
  • João Paulo Martins CIAUD - Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Design para a Saúde, Prótese externa do membro inferior, Qualidade de vida.

Resumo

Conscientes da importância das abordagens sistémicas, multidisciplinares e centradas no utilizador para o desenvolvimento e sucesso de novos produtos no âmbito da saúde, nomeadamente de próteses endosqueléticas para membros inferiores, desenvolveu-se uma investigação ativa recolhendo e validando, através de métodos como a crítica literária, a observação direta, a aplicação de questionários, a realização de entrevistas e vídeos ou, ainda, a concepção e teste de protótipos, as variáveis necessárias a uma resposta mais eficaz e global do novo produto. Os resultados desta investigação permitem, num primeiro plano, ultrapassar limitações destes dispositivos na reprodução do ciclo de marcha e obter soluções mais satisfatórias na fase inicial da reabilitação e durante a vida activa do paciente. Como última e principal consequência, permitem a melhoria da qualidade de vida dos amputados.

Biografia do Autor

Demétrio Ferreira Matos, IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (2001). Mestre em Design Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2009).

A frequentar o doutoramento em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

Professor convidado da Escola de Tecnologia do Instituto Politécnico Do Cávado e do Ave. Departamento: Design

Ana Margarida Ferreira, UNIDCOM/IADE-U

Licenciada em Design, opção Design Industrial (1995, IADE)

Pós-graduada em Design de Produto (1996, Glasgow School of Art /CPD).

Doutorada em Engenharia da Produção (2008, UBI).

Professora Auxiliar no IADE-U, Coordenadora da Licenciatura em Design e Coordenadora do Grupo de Investigação ID:Co.Lab da UNIDCOM/IADE.

António Costa Marques Pinho, MEtRICs Research Center, Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Licenciado em Engenharia Mecânica. Doutorado em Engenharia Mecânica, especialidade de Mecânica dos Materiais.
Professor Auxiliar da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Mecânica.

João Paulo Martins, CIAUD - Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1988). Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1995).

Diploma de Suficiência Investigadora pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Universidad Politécnica de Madrid (2002).

Doutorado em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa (2006).

Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade Lisboa. Departamento: Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design.

Referências

BOCCOLINI, F. Reabilitação - Amputados, Amputações e Próteses. (2ª ed.). São Paulo: Robe, 2000.

BÜRDEK, B. E. Design: história e teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.

CARVALHO, J. Amputações de membros inferiores: em busca da plena reabilitação. (2ª ed.). São Paulo: Manole, 2003.

COLVIN, M. An Effective Design Process for the Successful Development of Medical Devices. Design, 2010.

CRESWELL, J. W. Research Design. Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. (3ª ed.). Califórnia: Sage Publications, 2009.

FERREIRA, A. M. Design e Inovação: Valores para o século XXI, Idade da Imagem, 8, pp. 52-56, 2003.

FERREIRA, A. M. Caracterização e Quantificação da Inovação no Processo Evolucionista do Design: Análise de um século da prática médico-cirúrgica em Portugal. Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em Engenharia de Produção. UBI: Covilhã, 2008.

HILL, M.; HILL, A. Investigação por questionário (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

IDEO. Human-Centred Design Toolkit: A Free Innovation Guide for Social Enterprises and NGOS Worldwide. 2009.

INFARMED. Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. 2010. Disponível em http://www.infarmed.pt. Acesso em 20/10/2010.

ISO 10328. Prosthetics. Structural testing of lower-limb prostheses. Requirements and test methods. Especifica os procedimentos para testes de resistência estática e cíclicos sobre próteses de membros inferiores. International Organization for Standardization, p.136, Out. 2006.

KASPER, C. P. Além da função, o uso. Arcos Design, n.5, pp. 18–24, 2009.

LIANZA, S. Medicina da reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

MARTIN, J. L. Design for patient safety: User testing in the development of medical devices. London: National Patient Safety Agency, 2010.

MARTIN, J. L. et.al. Medical device development: the challenge for ergonomics. Applied Ergonomics, n.39 (3), pp. 271–283, 2008.

MATOS, Demétrio. Dispositivos Protésicos Exteriores: Estudo, Desenvolvimento, Produção, Ensaio e Certificação. 2009. Dissertação (Mestrado em Design Industrial) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto & Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Porto.

MCGIMPSEY, G.; BRADFORD, T. Limb Prosthetics Services and Devices - Critical Unmet Need: Market Analysis. Worcester: Bioengineering Institute Center for Neuroprosthetics, 2010.

OLIVEIRA, R. O sujeito e o corpo perante a incapacidade física. Revista Portuguesa de PsicossomaÌtica, n.6 (1), pp.63–67, 2004.

PEREIRA, A. Guia prático de utilização do SPSS - Análise de dados para ciências sociais e psicologia (3ª ed.). Lisboa: Edição Sílabo, 2002.

PHEASANT, S. Bodyspace. Anthropometry, Ergonomics and the Design of Work (2ª ed.). London: Taylor & Francis, 2003.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em Ciências Sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva, 1998.

TULLIS, T.; ALBERT, W. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Burlington: Morgan Kaufman, 2008.

ULRICH, K.; EPPINGER, S. Product Design and Development. (4ª ed.). New York: Mc Graw Hill. 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-21

Edição

Seção

Artigos