Documantários Rerentes às Colônias de Imigrantes Italianos sob um Olhar Semiótico

Autores

  • Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer Escola Superior de Desenho Industrial/Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniele Dickow Ellwanger Escola Superior de Desenho Industrial/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Documentários, Cultura Italiana, Análise Semiótica.

Resumo

O presente artigo trata da análise dos documentários Caminhos de Pedra: Tempo e Memória na Linha Palmeiro e Colônias de Imigrantes: Colônia Italiana sob o ponto de vista da semiótica de Charles Sanders Peirce. Tudo o que é representativo da relação entre pessoas e objetos, isto é, da cultura material de um grupo social, possui um significado num certo momento e pode se transformar com o passar do tempo, participando da (re)construção de uma identidade. Nos documentários, esses aspectos foram identificados na trajetória dos imigrantes italianos e seus descendentes, desde sua chegada no Brasil, em 1875, até o seu pleno estabelecimento no interior do Rio Grande do Sul, especialmente na região da serra gaúcha.

Biografia do Autor

Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer, Escola Superior de Desenho Industrial/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Desenho Industrial pela UERJ (1972), graduação em Formação Pedagógica em Inglês pela Faculdade de Educação Letras e Artes Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela UFF (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2002). Fez o estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. Atualmente, é professora adjunta da UERJ e da PUC-Rio, e bolsista de pós-doutorado no exterior do CNPq. É Procientista da UERJ e coordena o Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção Design, Cultura e Filosofia (LABCULT). Tem experiência nas áreas de consultoria, projetos, pesquisa e ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de produto, semiótica, interação, comunicação.

Daniele Dickow Ellwanger, Escola Superior de Desenho Industrial/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Design pela UNIFRA (2004), especialização em Design do Produto pela ULBRA (2006) e mestrado em Design pela ESDI/UERJ (2008). Atualmente, cursa doutorado em Design na ESDI. Possui vínculo empregatício como professora na UNIFRA - Curso de Design (desde março de 2009), onde ministra disciplinas como Perspectiva, Metodologia de Projeto e Projeto de Produto II, além de ser orientadora de estágio e Trabalho Final de Graduação e membro do Laboratório de Projetos em Design. Tem experiência na área de design, com ênfase em produto, atuando principalmente no campo de mobiliário. Possui publicações em anais de congressos, revistas e livros.

Referências

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Publicado

2015-05-21

Edição

Seção

Artigos