Método Simplificado de Concepção de Vídeos para YouTube na Produção de uma Animação 3D para o Combate ao AEDES AEGYPTI

Autores

  • Marcelo Geraldo Teixeira Centro Universitário Jorge Amado
  • Amaury Moura de Aquino Centro Universitário Jorge Amado
  • Lucio Bouvier Costa Centro Universitário Jorge Amado
  • Larissa Cruz Rosario Centro Universitário Jorge Amado
  • Milca Bomfim Conceição Centro Universitário Jorge Amado
  • Uilson Freitas Fernandes Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Método, Youtube, Aedes aegypti.

Resumo

A divulgação de informações sobre o mosquito Aedes aegypti é uma das suas formas de combate e o site YouTube se mostra como uma ferramenta apropriada a esse propósito. Este artigo tem como objetivo propor um método simples de concepção de um vídeo/animação 3D, composto de duas partes, a modelagem conceitual e a modelagem digital, usando na primeira, uma síntese de autores de concepção de Roteiros, Design e Storyboard,e na última elementos modelados e animados em softwares 3D em uma ambiência totalmente digital. Os resultados permitiu a concepção em um processo rápido, mas completo, de produção audiovisual, desde a geração do seu conceito até o desenvolvimento no meio digital.

Biografia do Autor

Marcelo Geraldo Teixeira, Centro Universitário Jorge Amado

Graduação em design, especialista em design, mestre em tecnologias limpas, doutor em Eng. Industrial. Professor de Design

Coordenação de Design Gráfico do Centro Universitário Jorge Amado

Amaury Moura de Aquino, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do curso de Produção Multimídia

Departamento de Design Gráfico

Lucio Bouvier Costa, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do curso de Produção Multimídia

Departamento de Design Gráfico

Larissa Cruz Rosario, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do curso de Produção Multimídia

Departamento de Design Gráfico

Milca Bomfim Conceição, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do curso de Produção Multimídia

Departamento de Design Gráfico

Uilson Freitas Fernandes, Centro Universitário Jorge Amado

Aluno do curso de Produção Multimídia

Departamento de Design Gráfico

Referências

AUTODESK. 3DS Max. 2014. Disponível em http://www.autodesk.com/education/free-software/3ds-max Acesso em 25/10/2014

BARRETO-NETO, Aurélio Azevedo. COMETTI, Rafaela Recla. Sensoriamento remoto como ferramenta auxiliar no combate à ocorrência de dengue na cidade de Vitória-ES. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Florianópolis, 2007, INPE, p. 3733-3738. Disponível em http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.15.15.19.59/doc/3733-3738.pdf Acesso em 12/09 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Oficina de produção de vídeos. Curta Histórias. 2014. Disponível em http://curtahistorias.mec.gov.br/images/pdf/dicas_producao_videos.pdf Acesso em 12/09 2014

CAZOLA, Luiza Helena de Oliveira et al. O Controle da Dengue em duas Ãreas Urbanas do Brasil Central: percepção dos moradores. Saúde Social. São Paulo, v.20, n.3, p.786-796, 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902011000300021&script=sci_arttext Acesso em 14/09 2014

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro. Rocco. 1995

DALLACOSTA, Adriana. Possibilidades educacionais do uso de vídeos anotados no Youtube. Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro. 2004. Disponível em http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9513.pdf Acesso em 12/09 2014

DIAS, Larissa B. A. Dengue: transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento. Medicina (Ribeirão Preto) 2010; 43(2): 143-52. Disponível em http://revista.fmrp.usp.br/2010/vol43n2/Simp6_Dengue.pdf Acesso em 12/09 2014

EKSTRÖM, Hanna. How Can a Character's Personality be Conveyed Visually, through Shape. Degree Project in Game Design. Suécia, 2013. Disponível em http://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:637902/FULLTEXT01.pdf Acesso em 15/09 2014

FADEL, Luciane Maria. Design de personagem: Um enfoque na qualidade da experiência. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo. 2010. Disponível em http://blogs.anhembi.br/congressodesign/anais/design-de-personagem-um-enfoque-na-qualidade-da-experiencia/ Acesso em 23/09 2014

FIELD, Syd. Manual do roteiro. Os Fundamentos do Texto Cinematográfico. Rio de Janeiro. Editora Objetiva Ltda. 2001

FRANCISCO, Thiago. GARONE, Priscilla Maria Cardoso. Design de personagens e representação gráfica: uma construção semiótica. Anais do Graphica 2013. UFSC. Santa Catarina. 2013. Disponível em http://wright.ava.ufsc.br/~grupohipermidia/graphica2013/trabalhos/DESIGN%20DE%20PERSONAGENS%20E%20REPRESENTACAO%20GRAFICA%20UMA%20CONSTRUCAO%20SEMIOTICA.pdf Acesso em 23/09 2014

GOMES, Andréia Prieto. História da animação brasileira. Cena Universitária. Centro de analise do cinema e do audiovisual. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Disponível em http://www.cenacine.com.br/wp-content/uploads/historia-da-animacao-brasileira1.pdf Acesso em 15/10/2014

GUILLÉN, José Mascardó. El cine de animación: En más de 100 longametrajes. Madri. Alianza, 1997.

LAMAS, Cristiane Giglio. Desenho animado: entretenimento, ideologia e cultura de massa. Universidade de Sorocaba. Sorocaba. 2012. Dissertação. Disponível em http://comunicacaoecultura.uniso.br/prod_discente/2012/pdf/cristiane_giglio_lamas.pdf Acesso em 15/10/2014

LIMA, Vinícius. Cuidado com a dengue! ( animação ). UFPB. Campina Grande. 2010. Disponível em www.youtube.com/watch?v=etgAW_aF0MI Acesso em 23/09 2014

LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005.

MENDONÇA, Francisco de Assis. SOUZA, Adilson Veiga e. DUTRA, Denecir de Almeida. Saúde pública, urbanização e dengue no Brasil. Sociedade & Natureza. Uberlândia, 21 (3): 257-269. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-45132009000300003&script=sci_arttext Acesso em 23/09 2014

MOREIRA, Assis. OMS estima que dengue pode infectar 390 milhões por ano no mundo. Valor Econômico. 2014. Disponível em http://www.valor.com.br/brasil/3505186/oms-estima-que-dengue-pode-infectar-390-milhoes-por-ano-no-mundo Acesso em 12/09 2014

MORRISON, Mike. Becoming a computer animator. Indianápolis. Howard W. Sams, 1994.

OLIVEIRA, Débora Silva de. O uso do vídeo em EAD: desafios no processo de ensino aprendizagem. Revista Cesuca Virtual. V. 1, n. 1, 2013. Disponível em http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/cesucavirtual/article/view/422 Acesso em 17/09 2014.

PAHO/WHO. Pan American Health Organization/ World Health Organization. Chikungunya. 2014. Disponível em http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_topics&view=article&id=343&Itemid=40931 Acesso em 23/09 2014

PERNAMBUCO. Prefeitura. A Dengue em nossa História. Recife. 2011. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5dkpti5pkBo Acesso em 17/09 2014.

PIXOLOGIC. ZBrush Overview. 2014. Disponível em http://pixologic.com/zbrush/features/overview/ Acessado em novembro de 2014

POWELL, Dick. MONAHAN, Patrícia. Advanced Marker Techniques. Londres. Macdonald Illustrated. 1987

RIO DE JANEIRO. Agente Mirim Contra a Dengue. Niterói. 2009. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XZt33dVRp9U Acesso em 17/09 2014.

RUSSET, Robert; STARR, Cecile. Experimental animation: Origins of a new art. Newtons. Da Capo Press, 1988.

SADOP. Campaña nacional contra el dengue. 2010. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OopnVYJokFw Acesso em 17/09 2014..

SANTOS, Jaqueline Araújo dos. LOPES, Marcelo Dias. A utilização das redes sociais pelos universitários da cidade de Itajubá-MG. Anais do Encontro Científico Sul Mineiro de administração, contabilidade e economia. Itajubá, 2013. Disponível em http://www.facesm.br/userfiles/webfiles/Artigo%209.pdf Acesso em 17/09 2014.

SIGNIFICADOS.COM.BR. Significado de Youtube. 2014. Disponível em http://www.significados.com.br/youtube/ Acesso em 17/08 2014..

SOUZA, Francis Martins de. Design de Games. Material didático referente ao Workshop do Centenário. 2011. Disponível em http://unisalesianogames.files.wordpress.com/2011/08/59051645-design-de-games-material-didatico.pdf Acesso em 17/09 2014.

VICENTE, Rebeca. Dengue é risco para cerca de 40% da população mundial, estima OMS. Folha de São Paulo. Setembro de 2014. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/treinamentocienciaesaude/2014/06/1477781-dengue-e-risco-para-cerca-de-40-da-populacao-mundial-estima-oms.shtml Acesso em 17/09 2014.

WHO. World Health Organization. 2012-2020. Global strategy for dengue prevention and control. Geneva. 2012. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/75303/1/9789241504034_eng.pdf?ua=1 Acesso em 17/09 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Artigos