Luxo, poder e consumo

Autores

  • Richard Luiz de Sousa Perassi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Marcas e Produtos, Valor Simbólico, Cultura de Consumo.

Resumo

Este artigo considera o conceito de luxo, primeiramente, com base na atração exercida pelos materiais e objetos raros
e sedutores que, por suas características, tornaram-se objetos de valor e símbolos de distinção e poder. Desse modo, o
luxo foi consolidado como entidade simbólica, fonte de status e poder, que é expresso por materiais, objetos, seres e
lugares considerados luxuosos, porque são atraentes e caros. A partir de suas expressões materiais, o conceito de luxo
ganhou autonomia, podendo agora ser atribuído a entidades ou marcas e a objetos ou produtos, que são considerados
e consumidos como luxuosos e caros, mesmo que não sejam aparentemente distintos ou atraentes. A reflexão
apresentada foi concebida em diálogo com as idéias de Ernst Fischer, Jean Baudrillard, Gilles Lipotsky e Elyet Roux.

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Publicado

2014-03-28

Edição

Seção

Artigos