Saúde Mental e inclusão social: Um estudo de revisão sistemática da literatura

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco, Sergiana de Sousa Bezerra, Sylvia Cavalcante, Lisa Naira Rodrigues de Sousa, Karla Patrícia Martins Ferreira, Patrícia Mendes Lemos

Resumo


Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura a fim de conhecer o estado da arte sobre o tema “Saúde mental e inclusão social por meio do trabalho no âmbito da cultura e das artes” no período de 2005 a 2015. Foram selecionados resumos de periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Bireme (Index Psi. Revistas Técnico-Científicas, PePsic, SciELO, LILACS, Medline) através da combinações de descritores. Um total de 86 trabalhos foi localizado a partir dos seguintes critérios: está dentro do período de análise, nos idiomas inglês, espanhol e português e sem duplicidade. Destes, apenas oito artigos faziam referência à temática inclusão socialno empreendedorismo solidário, sendo analisados na íntegra. Observou-se um predomínio de estudos nacionais, empíricos e de caráter qualitativo. A partir da análise, foram identificados três eixos temáticos que versavam sobre: experiências de inclusão social da economia solidária na saúde mental; a percepção de inclusão social pelo empreendimento solidário no espaço da saúde mental; e as configurações do trabalho na cultura da inserção social da saúde mental. Os resultados revelaram ser inviável pensar nas atividades terapêuticas de reinserção social na atenção em saúde mental sem englobar conhecimentos das experiências laborais e técnicas dos usuários assistidos. Entende-se que o comportamento de autogestão é aprendido no desenvolvimento das interações sociais a partir dos processos dialógicos e atitudes em meio aos discursos dialéticos da inclusão/exclusão. 


Palavras-chave


Saúde Mental; Atenção Psicossocial; SUS.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.