O livro das receitas d'O Bar Bibitantã: Conquistas e desafios na construção de um empreendimento econômico solidário na rede pública de atenção à saúde mental no Município de São Paulo

Caroline Ballan, Ana Luisa Aranha e Silva

Resumo


Trata-se de uma Pesquisa Participante, perspectiva metodológica comprometida com o exercício reflexivo e crítico, onde pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um mesmo trabalho comum. Um empreendimento econômico solidário, EES, incubado num serviço de saúde mental 24 horas, no Centro de Atenção Psicossocial III do Itaim Bibi. O Bar Bibitantã é fruto de Cooperação Técnica, Didática e Científica entre a Coordenadoria de Saúde Oeste do Município de São Paulo e a Escola de Enfermagem da USP. Ingredientes do estudo: documentar o processo de preparo do EES, experimentar sua forma de organização e degustar as transformações que esse trabalho produz. São sujeitos: trabalhadoras e trabalhadores de um coletivo complexo, formado por pessoas em desvantagem social pela experiência do sofrimento psíquico, trabalhadoras, estudantes e pesquisadoras do campo da saúde mental. Os resultados apresentam o processo de preparo de um EES orientado pelas diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da Economia Solidária: "aqui não tem patrão, é economia solidária, é trabalho, todos ajudam com cooperação"; ganhos materiais: retiradas que garantem renda usada para consumo (alimentação, equipamentos eletrônicos, vestuário, lazer) e necessidades básicas (aluguel, luz, telefone, educação, cultura); e ganhos imateriais: produzir conhecimento, ganhar confiança, incrementar as relações, cuidado, trabalhar em equipe, socializar, pensar no coletivo, aprender como funciona, aprender com os erros, tentar ser um ser humano melhor. A pesquisa conclui que o trabalho n’O Bar Bibitantã possibilita acesso a novos itinerários na vida, ao direito ao trabalho e à construção de um novo olhar para experiência da loucura no imaginário social.


Palavras-chave


Centro de Atenção Psicossocial; Empreendimento Econômico Solidário.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.