A história de como o “exército de Brancaleone” foi derrotado apesar de ter salvado o “pequeno príncipe” da exclusão social

Elaine Herrero

Resumo


Este trabalho tem por finalidade principal relatar uma experiência exitosa de inclusão psicossocial. Porém, além disso, tem como objetivo relatar o processo de uma equipe interdisciplinar dentro de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil na Cidade de São Paulo, desde seus primórdios, no início da década de 90, até sua total dissolução em 2009. Estes relatos são desenvolvidos na forma de narrativa, contada na perspectiva de uma das trabalhadoras da equipe, fonoaudióloga, que atualmente trabalha num Centro de Convivência e Cooperativa. O contexto histórico-político no qual essa narrativa se desenvolve, exerce um papel decisivo no “destino” de seus protagonistas. Sob o foco da equipe, faço um resgate desde sua formação, no início da década de 90 num Hospital-Dia em Saúde Mental Infantil; da estruturação do trabalho de atenção a crianças com transtorno global do desenvolvimento, que faziam parte do seu público alvo; do momento da primeira dissolução da equipe no período da implantação do “Programa de Atenção à Saúde” (PAS); da retomada da equipe original, da reestruturação do atendimento até o progressivo desinvestimento no trabalho da equipe, sua dissolução total e seguinte formação de um novo CAPSInfanto-Juvenil. Durante o período de 2001 a 2005, faço a narrativa de uma experiência da equipe com “Manuel”, um garoto com diagnóstico de autismo, que, devido ao trabalho desenvolvido junto à família, à parceria com a secretaria de educação e, posteriormente, à Unidade Básica de Saúde, teve uma trajetória iniciada na escola especial, em 2001, até a inclusão em classe regular da rede pública.


Palavras-chave


Saúde Mental; Atenção psicossocial; CAPS; Centros de Atenção Psicossocial; Fonoaudiologia e Saúde Mental.

Texto completo:

PDF-A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.