Vida universitária e Saúde Mental: Atendimento às demandas de saúde e Saúde Mental de estudantes de uma universidade brasileira

Aisllan Diego de Assis, Alice Guimarães Bottaro de Oliveira

Resumo


A vida universitária compõe o ciclo vital de muitos brasileiros, marcada por vivências que demandam responsabilização e sociabilidade. Este estudo, descritivo e documental, teve como objetivo identificar, nos marcos institucionais de uma Universidade pública, as possibilidades para o acompanhamento e/ou cuidado de saúde e atenção psicossocial de seus estudantes e analisar as necessidades e possibilidades da oferta desta atenção nesta universidade. Foram estudados documentos sobre política e ações de assistência ao estudante desta Universidade no período de 2001 a 2008. A análise teve como referência a bibliografia nacional produzida sobre o tema, além das experiências do estudante pesquisador: sua participação no movimento estudantil e a sua produção imagéticoconceitual desta instituição. Os documentos se configuram como a legislação estruturante da assistência estudantil da Universidade, constituída pelo programa de bolsas de auxilio financeiro e de moradia a estudantes de baixa renda. A previsão de uma assistência à saúde do estudante se faz somente no documento que promulga a política de assistência estudantil da Universidade e ainda não se tem registro oficial de que concretize este direito estudantil na instituição. Há uma abordagem incipiente e reduzida da atenção psicossocial aos estudantes, porém, há o reconhecimento do direito a esta assistência e do compromisso social da Universidade. É na vivência das vicissitudes dos estudantes que encontramos uma conclusão de defesa: existe para Universidade brasileira um longo caminho na busca pela concretização de um programa assistencial completo, integral e que reflita as belezas e riquezas da vida universitária e a importância de seus estudantes.

Palavras-chave


Estudantes; serviços de saúde para estudantes; saúde mental

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.