Projeto de construção de conhecimento dos cuidadores de um serviço Residencial Terapêutico: Valorizando a singularidade do cuidar nas Residências Terapêuticas

Christianne Margareth Pinheiro de Araújo Lima, Marina Garcia Cardoso, Josenaide Engrácia dos Santos

Resumo


Os profissionais cuidadores integram a equipe que oferece assistência na área da saúde mental nas Residências Terapêuticas (RT), destinados a assumir um papel importante na moradia, entretanto a carência da formação técnica dificulta a oferta de um cuidado direcionado às reais necessidades dos usuários/moradores das RT. Enquanto integrantes da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é responsável por dar suporte às RT, identificamos a importância de valorizar o papel dos cuidadores como atores nesta práxis. Para tanto, desenvolvemos uma capacitação para profissionais cuidadores das residências terapêuticas, ocorrida em meados de 2009, no município de Salvador, que teve como objetivo primordial, promover uma reflexão crítica da realidade, inteirando-os do uso dos múltiplos recursos e estratégias no cuidar.

Palavras-chave


Cuidadores; Residência Terapêutica; Cuidar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 2595-2420, Florianópolis - Santa Catarina, Brasil. Todos os direitos reservados, 2018.