A revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental é um periódico de Acesso Aberto (Open Access) que assegura a disponibilização do conteúdo de forma livre e pública na Web. Recebe submissões de artigos em FLUXO CONTÍNUO e que abarquem a grande área da Saúde Coletiva, com foco em Saúde Mental. Para garantir melhor avaliação, recomendamos que artigos submetidos tenham pelo menos um autor(a)/ co-autor(a) doutor(a), exceto para as seções “Caderno de Arte e Cultura” e “Narrativas em primeira pessoa: experiências vividas".

TAXA DE SUBMISSÃO: R$ 30,00 por autor.

TAXA DE PUBLICAÇÃO: R$ 50,00 por artigo.

Verifique as diretrizes para autores na barra superior antes de iniciar sua submissão.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/diretrizescbsm

 

Novo episódio no ar - Uma entrevista com seu Haroldo sobre as oficinas de marcenaria do CAPSi de Brusque - SC

2023-11-16

Neste novo episódio entrevistamos seu Haroldo Diegoli, coordenador voluntário da oficina de marcenaria que acontecem semanalmente as terças-feiras no CAPS Infantojuvenil do município de Brusque, em Santa Catarina. Seu Haroldo também é ex usuário da rede e traz importantes colaborações para as oficinas e para os ouvintes da Cadernos nesse episódio. Escute pelo link EPISÓDIO

Novo episódio do podcast da Cadernos!! ESPERANÇANDO: Uma conversa com Helisleide Bomfim no ABRASCÃO sobre novas perspectivas no campo da saúde mental coletiva.

2023-09-12

No 13º Congresso Nacional de Saúde Coletiva, nosso editor científico Walter de Oliveira entrevista Helisleide Bomfim, ex-interna dos hospitais psiquiátricos de Salvador-Ba, agora premiada atriz de teatro. Leide também é ativista dos direitos humanos, técnica de enfermagem, militante da luta antimanicomial, coordenadora do papo de mulher, atriz dos Insenicos e do Holocausto Brasileiro. Ex-presidente da AMEA - Associação Metamorfose Ambulante de usuários e familiares de saúde mental.

Editor científico da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental presta homenagem ao falecido psiquiatra italiano Franco Rotelli

2023-04-19

No último número da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, o editor científico Dr. Walter de Oliveira escreveu um comovente texto em homenagem ao renomado psiquiatra italiano Franco Rotelli, que faleceu recentemente. Com mais de 40 anos de experiência no campo da saúde mental, Rotelli foi um importante defensor da reforma psiquiátrica italiana e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da psicoterapia institucional.

O texto de Walter de Oliveira traz uma análise da obra de Rotelli e destaca suas principais contribuições para o campo da saúde mental. Além disso, o editor científico enfatiza a importância de se manter viva a memória de Rotelli, destacando que suas ideias e princípios continuam sendo relevantes para a prática clínica atual.

A morte de Franco Rotelli representa uma grande perda para a comunidade psiquiátrica e da saúde mental em todo o mundo. No entanto, sua influência e legado continuarão a ser lembrados e apreciados por muitos anos. A homenagem prestada pelo editor científico da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental é uma oportunidade para que todos os leitores possam conhecer um pouco mais sobre a vida e obra desse importante profissional e refletir sobre a importância de seu trabalho para o campo da saúde mental.

v. 15 n. 46 (2023): .

Publicado: 2023-12-31

A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL DE SANTA CATARINA E SEUS DESDOBRAMENTOS

Sabrina Del Sarto, Caroline Aparecida Silva, Aline Fagundes Silva

1-23

A TRAVESSIA DE CRIANÇAS NA REDE DE SAÚDE MENTAL DE QUIXADÁ-CE

Lucas de Oliveira Saraiva Leão, Carla Renata Braga de Souza, Matheus Tierry Borges Lima Lopes, Patrícia Régia Oliveira de Araújo, Jordan Prazeres Freitas da Silva

37-48

SÍNDROME METABÓLICA EM PESSOAS COM ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA

Leonardo Ramos da Rocha, Bruna Fernanda Krull dos Santos, Giovana Jorge Garcia

129-158

PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM POLICIAIS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Giovana Aparecida Leopoldino, Viviani dos Santos Freitas, Edmara Alves da Silva, Bruna Lubarino da Silva, Luana Luca

159-180

CADERNO DE ARTE E CULTURA

Cadernos brasileiros de Saúde Mental CBSM

181

EXPEDIENTE

Cadernos brasileiros de Saúde Mental CBSM

i-iii

Ver Todas as Edições

ISSN eletrônico: 2595-2420          |         ISSN impresso: 1984-2147