FATORES FACILITADORES DE INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES: Contribuições de Casos Brasileiros

Juliane Yukie Yamamoto Faedo, Marco Antonio Costa da Silva, Sibelly Resch, Jeovan de Carvalho Figueiredo

Resumo


Objetivo: O presente estudo visa identificar as características presentes nas universidades consideradas mais inovadoras pelo Ranking Nacional que facilitam o processo inovativo, priorizando as três primeiras colocadas: USP, Unicamp e UFMG.

Design/Metodologia/Abordagem: Para realização da pesquisa utilizou-se o método qualitativo, do tipo descritivo e exploratório. Adotou-se como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e documental.

Resultados: Foram identificados cinco fatores facilitadores de inovação em universidades: identidade organizacional, cultura, recursos humanos, recursos financeiros e atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica. A presença e a interação desses fatores em conjunto, contribuem para um melhor desempenho inovador dessas universidades.

Implicações práticas: A pesquisa contribuiu para reduzir as lacunas teóricas sobre incremento na produção de inovação pelas universidades; e para o fortalecimento da inovação, uma vez que foram apontados os principais fatores facilitadores de inovação.

Originalidade/valor: O estudo possibilitou compreender os fatores que facilitam o processo inovativo nas universidades.

 

 


Palavras-chave


Inovação em Universidades; Transferência de Tecnologia; Fatores Facilitadores de Inovação.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre