A GESTÃO DO CONHECIMENTO HOLÍSTICA: Análise de Aderência do Modelo de Angeloni (2002)

Fábio Corrêa, Fabrício Ziviani

Resumo


Objetivo: Analisar a aderência do modelo de Angeloni (2002) a Gestão do Conhecimento holística.

Design/Metodologia/Abordagem: Método de Análise de Conteúdo, de cunho qualitativo, e abordagem quantitativa para obtenção do grau de aderência do modelo analisado a Gestão do Conhecimento holística.

Resultados: O modelo de Angeloni (2002) se adere em 23,1% pontos percentuais a Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nessa pesquisa. Perante a essa análise é possível inferir que há necessidade de desenvolvimento de novas estruturas amparadas no paradigma holístico, para que se tenha um modelo de Gestão do Conhecimento abrangente.

Limitações da pesquisa: Esse resultado não é conclusivo, pois esta inferência é fundamentada em um único modelo, sendo esta uma limitação desta pesquisa. Todavia, perante a esta limitação surge a oportunidade de pesquisas futuras que analisem outros modelos de Gestão do Conhecimento, considerando os delineamentos aqui apresentados.

Implicações práticas: A caracterização da GC holística e suas dimensões pode influenciar outros pesquisadores a desenvolverem modelos que considerem os aspectos expostos nesta pesquisa, permitindo o atingimento de um modelo de gerenciamento do conhecimento organizacional pautado no paradigma holístico.

Originalidade/valor: pesquisa ajusta o gerenciamento do conhecimento ao paradigma holístico e descreve as partes que constituem essa gestão, bem como explicita um método para análise de outros modelos que, se aplicado por outros pesquisadores, pode revelar o quanto o gerenciamento do conhecimento está caminhando rumo ao atingimento de um modelo holístico.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Paradigma Holístico; Gestão do Conhecimento Holística; Angeloni (2002); Análise de Conteúdo.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre