PRÁTICAS ADOTADAS POR GRUPOS DE PESQUISA PARA COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM APOIO DE TICS: UM ESTUDO DE CASO

Rayse Kiane, Ágatha Depiné, Clarissa Stefani Teixeira

Resumo


Objetivo: Grupos de pesquisa são importantes criadores de conhecimento, mas a literatura sobre o compartilhamento científico em ou por grupos de pesquisa é escassa, principalmente quando relacionada à tecnologia. Assim, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um estudo de caso para identificar as práticas adotadas para compartilhamento de conhecimento em um grupo de pesquisa com apoio das TICs.

Design/Metodologia/Abordagem: Iniciou-se a pesquisa com o desenvolvimento de uma revisão de literatura. Apesar de o compartilhamento de conhecimento ser um construto envolvido em diversas pesquisas, sua relação com os grupos de pesquisa ainda é pouco explorada, assim optou-se pela pesquisa exploratória descritiva e realização de um estudo de caso com coleta e análise de dados e documentos.

Resultados: Os resultados do grupo assinalam um crescente de público e engajamento, demonstrando que o conhecimento compartilhado está sendo acessado e é de interesse do público não acadêmico. As práticas realizadas garantem que o compartilhamento do conhecimento científico alcance tanto o público acadêmico e, com isso, possa gerar novos conhecimentos, quanto a sociedade, tornando possível seu uso e aplicação. Em ambos os casos a explicitação do conhecimento científico propicia seu armazenamento, outro processo da gestão do conhecimento.

Originalidade/valor: A contribuição deste trabalho é a exploração e fornecimento de exemplos concretos de como um grupo de pesquisa pode adotar TICs em suas práticas para compartilhamento do conhecimento dentro e fora do ambiente acadêmico em que está inserido.


Palavras-chave


compartilhamento do conhecimento. conhecimento científico. grupos de pesquisa. tecnologias da informação e comunicação. gestão do conhecimento.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre