MOBILE LEARNING: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE NO BRASIL

Sulivan Borges Brasil, Beatris Parol dos Santos, Helio Aisenberg Ferenhof

Resumo


Objetivo: A utilização de diferentes recursos tecnológicos está cada vez mais presente no processo de ensino e aprendizagem. Fato este, que está relacionado diretamente ao desenvolvimento e a consolidação da cultura digital, ou seja, o uso de tecnologias digitais tem sido essencial para transformar comportamentos arcaicos, manuais e extenuantes. Um desses recursos que tem ganhado evidência por meio de pesquisas nacionais e internacionais é o mobile learning, que visa apoiar o processo de ensino e aprendizagem com o uso de dispositivos móveis, com foco principal na mobilidade dos aprendizes. Diante disso, este artigo buscou identificar projetos e iniciativas ativas instauradas no Brasil que evidenciam a aplicação do mobile learning por meio de dispositivos móveis no ensino e aprendizagem.

Design/Metodologia/Abordagem: Pesquisas exploratórias à literatura foram realizadas com o objetivo de cumprir os objetivos do artigo.

Resultados: Os resultados desta pesquisa mostram que os dispositivos móveis fazem parte da vida das pessoas desde muito cedo, proporcionando evolução para o processo de ensino e aprendizagem.

Limitações da pesquisa: Este estudo se limita aos resultados da busca exploratória a literatura.

Originalidade/valor: Este estudo destaca que é mais simples aproximar o uso de dispositivos móveis como alternativas educacionais, do que ignorar todo e qualquer recurso disponível por eles.


Palavras-chave


aprendizagem móvel. dispositivos móveis. educação a distância. mobilidade. m-learning. mobile learning.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre