Economia nas escolas: Relatos de uma experiência

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli, Tatiana Ladeira Vidal, Idala Carolina Carvalho Alves, Kamilla Menezes Avelar, Gabriele Ribeiro

Resumo


Objetivo: O cenário econômico de um país é determinante para a tomada de decisão das famílias. Saindo de uma fase de forte estímulo ao consumo e enfrentando a conjuntura restritiva atual, as famílias brasileiras convivem com incertezas relacionadas ao desemprego, queda na renda e elevação da inadimplência. Em momentos assim, a educação econômico-financeira pode auxiliar os indivíduos melhorando sua compreensão sobre orçamento, consumo, poupança, produtos financeiros e seus riscos. Visando prover conteúdo básico à educação econômico-financeira de crianças, jovens e adultos, o “Economia nas Escolas” é um projeto de extensão empreendido por alunos membros da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora. É um projeto inovador pois, de forma presencial, os alunos atendidos têm a oportunidade de tirar dúvidas específicas, discutir interpretações e situações históricas e atuais, construindo o conhecimento de forma ativa. O material expositivo dos encontros é elaborado pelos alunos membros a partir de exemplos relacionados ao momento financeiro do indivíduo e a disciplinas obrigatórias da grade escolar.

Abordagem:. No intuito de verificar a relevância percebida do projeto, um questionário busca captar a satisfação dos alunos atendidos pelo mesmo. Avalia-se também a percepção dos membros do projeto que participaram da troca de conhecimento.

Resultados: A maior parte dos alunos da rede pública, atendidos pelo projeto, demonstraram interesse no conteúdo e nos encontros do projeto, e avaliaram como positivo o ambiente de troca de conhecimentos gerados pelos encontros do “Economia nas Escolas”. Já para os alunos membros, o trabalho em equipe, a preparação feita para o projeto e o momento de trocas de experiências foi considerado “gratificante”.

Limitações: Vale ressaltar que as percepções levantadas referem-se a uma pequena amostra de escolas e alunos. Além disso, há uma rotatividade significativa entre os alunos membros do projeto, não sendo possível mensurar o desenvolvimento individual do participante em cada palestra que apresentou.


Palavras-chave


Educação; Finanças; Cidadania; Economia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre