Ferramenta de Avaliação de Marketing Sensorial para Micro e Pequenas Empresas de varejo

Thaís de Carvalho Larcher Pinto, Cristian Caê Seemann Stassun

Resumo


Objetivo: Desenvolver uma ferramenta de avaliação de marketing sensorial para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de varejo, com o intuito de facilitar a percepção da marca em relação aos estímulos sensoriais no ponto de venda.

Design/Metodologia/Abordagem: O artigo tem uma abordagem qualiquantitativa, através de pesquisa descritiva com a utilização de Pesquisa Bibliográfica sobre inovação e marketing sensorial, e Pesquisa Documentada dos dados de 50 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de varejo da mesorregião Norte Catarinense, participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Resultados: Análise de 50 Micro e Pequenas Empresas, em que se observou a relevância das ações de marketing sensorial no contexto varejista. A partir disto, foi elaborada a ferramenta Radar dos Sentidos que auxilia na visualização, análise e definição de estratégias de marketing sensorial aplicáveis à MPEs de varejo.

Originalidade/valor: No atual cenário varejista, em que grandes marcas se utilizam de técnicas de marketing para atrair consumidores, MPEs necessitam cada vez mais inovar para se tornarem competitivas. As MPEs ainda pouco utilizam esta estratégia, sendo incipiente o entendimento de como construir experiências inovadoras no ambiente da loja através de aspectos como música, aromas, vitrine e embalagem. O artigo apresenta uma ferramenta visual inédita de auto diagnóstico que pode ser empregada para a investigação dos processos de inovação vinculados ao marketing sensorial em MPEs de varejo.


Palavras-chave


Inovação; Administração; Marketing.

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