Análise Bibliométrica e Principais Dimensões da Literatura sobre Open Innovation

Lindomar Subtil de Oliveira, Márcia Elisa Soares Echeveste, Marcelo Nogueira Cortimiglia, Andriele de Prá Carvalho

Resumo


Objetivo: O objetivo do artigo é fazer uma análise bibliométrica da produção científica da área da Open Innovation (OI) até 2014, e também apresentar uma contribuição teórica enfatizando as dimensões mais proeminentes nesse campo de pesquisa.


Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e bibliográfica. Para o desenvolvimento adotou-se o método ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), proposto por Ensslin et al. (2010). O portfólio bibliográfico foi construído a partir das fontes de dados Science Direct, Scopus e ISI Web of Science, e para a análise das publicações utilizaram-se as ferramentas EndNoteWeb e o software Sci2 Tool®.


Resultados: A composição final do portfólio bibliográfico apresentou 51 artigos, que foram selecionados a partir de critérios específicos dos pesquisadores e do alinhamento com os termos chave de pesquisa. Como resultados mais significativos da pesquisa destacam-se as publicações mais relevantes, autores, periódicos de maior influência na área, e também as dimensões conceituais mais importantes no campo da OI.


Limitações da pesquisa: A principal limitação é que os artigos foram selecionados somente a partir de 2003, desconsiderando-se aqueles que fossem anteriores a esse limite de tempo. Logo, admite-se que outras abordagens e concepções preliminares tenham introduzido o assunto e ofereçam maior suporte à origem conceitual da OI.


Originalidade/valor: O artigo contribuiu por apresentar uma seleção estruturada de artigos, autores e periódicos mais proeminentes nessa área, que poderão servir de subsídio referencial para futuros trabalhos acadêmicos.


Palavras-chave


Open Innovation; Estratégia de Inovação; Análise Bibliométrica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre