Uma Análise da Relevância da Interdisciplinaridade nas Pesquisas no Design – Estudo Bibliométrico do P&D dos Anos de 1994 ~ 2014

Deborah Regiane Fabio, Valdirene Aparecida Vieira Nunes, Milton Koji Nakata, Olimpio José Pinheiro

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho é mapear as publicações científicas que tratam das ações interdisciplinares para o campo do Design, tomando como plataforma atividades teórica e/ou práticas de pesquisas da área. 

Design/Metodologia/Abordagem: Para isso foi realizada uma análise bibliométrica das pesquisas publicadas no P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, contemplando todas as suas edições, entre os anos 1994 a 2014. Foram publicados durante as 11 edições bienais do congresso o total de 3.287 artigos completos, sendo localizados 125 artigos que tratavam da temática pesquisada. Este estudo também possibilitou identificar a participação no congresso sobre a temática abordada; por região, instituição, parcerias nacionais e internacionais. 

Resultados: Os resultados encontrados permitiram realizar uma leitura da progressão e regressão de pesquisas sobre o método interdisciplinar. Pretende-se com os resultados retratados colaborar no construto para a área pesquisada.


Palavras-chave


Design; Interdisciplinaridade; Bibliometria; P&D

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre