Plataforma Colaborativa Institucional para Gestão do Conhecimento

Juçara Salete Gubiani, Daniel Lichtnow, Un Hee Schiefelbein

Resumo


A importância do conhecimento, como fator de competitividade nas organizações, propicia um crescente interesse no entendimento das variáveis que impactam a implementação da inovação em empresas e países. Diante da relevância do assunto, as universidades ao redor do mundo, são hoje fontes de produção de conhecimento e atuam em conjunto com governo e sociedade no desenvolvimento de ações para transferir e aplicar o conhecimento no processo de inovação. Formam estruturas híbridas em torno do conhecimento e da inovação, hospedam escritórios de transferência de tecnologia e incubadoras de empresas de base tecnológica, parques científicos, parques tecnológicos e empresas juniores além de incentivar a formação de empresas por meio do empreendedorismo que se inicia em sala de aula. Nesse sentido, a questão debatida neste trabalho diz respeito à gestão do conhecimento produzido dentro das universidades e sua transferência para o mercado para a inovação. O artigo aborda questões relacionadas à identificação de conteúdos relevantes, em uma plataforma colaborativa institucional. Com base na literatura, o trabalho discute a importância da criação do conhecimento no ambiente acadêmico e tecnologias de sistemas de recomendação para a construção da plataforma colaborativa institucional. Em se tratando de sistemas de recomendação, inicialmente pretende-se usar uma abordagem colaborativa centrada em opiniões para auxiliar indivíduos a identificarem conteúdos de interesses similares aos dele para efetivar a recomendação.

Palavras-chave


Conhecimento; Inovação; Universidades; Sistemas de Recomendação

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