Avaliação de transferência do conhecimento: O caso de uma empresa de serviço de gestão de frotas

Eduardo Salgado Nader, Marcelo Nogueira Cortimiglia, Alejandro Germán Frank

Resumo


Um dos principais desafios da gestão do conhecimento é afirmar-se como disciplina de emprego prático, visando a melhoria dos processos empresariais. Nas empresas contemporâneas, o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um dos processos organizacionais mais intensivos em termos de conhecimento. Neste contexto, este artigo apresenta um caso de aplicação de uma sistemática para identificação de oportunidades de melhorias na Transferência de Conhecimentos (TC) combinada com a classificação de cenário de aprendizagem de uma empresa atuante no mercado de gestão de frotas. A aplicação combinada das duas ferramentas tem potencial para suportar a tomada de decisão com relação aos processos de gestão do conhecimento da empresa, sobretudo aqueles relacionados com a TC. O estudo fornece uma visão estruturada de como funciona a TC no PDP da empresa, seus principais problemas e pontos fracos, levando em consideração as barreiras, mecanismos e facilitadores existentes e potenciais. O estudo conclui que uma estratégia de TC é significativamente mais complexa do que o modelo dos cenários de aprendizagem indica, sugerindo desta forma a importância de estudos aplicados na área da gestão do conhecimento como forma de incrementar o desempenho competitivo do PDP.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Transferência do conhecimento; Cenários de aprendizagem; PDP.

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