UBUNTU: A escola necessária para o futuro

Carlos Henrique Berg, Iracy Gallo Ritzmann, Madalena Pereira Silva, Araci Hack Catapan, Mario Antonio Ribeiro Dantas, Vânia Ulbricht

Resumo


As perspectivas da educação no futuro têm sido intensamente debatidas. As questões sobre a educação e seus desafios são múltiplas e complexas, apontando a necessidade de busca por outros modelos educacionais. O desenvolvimento e a capilaridade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) geraram uma nova conformação social que impacta o ambiente escolar promovendo novas perspectivas e paradigmas a esses modelos. Porém percebe-se uma dissintonia entre o desenvolvimento das TICs e dos modelos educacionais, pois esses últimos demandam debates amplos e as TICs crescem em todos os segmentos. Da mesma forma esta anacronicidade acontece com relação aos professores que usam as TICs como apoio as aulas, desassociadas dos modelos de ensino-aprendizagem em desenvolvimento. A escola do futuro Ubuntu tenta resolver várias das questões ligadas ao processo de desenvolvimento cognitivo e conhecimento por meio do uso do Design Thinking, onde se pode organizar esse trabalho e propor recomendações para a efetivação da Escola Ubuntu. A pesquisa permitiu descrever recomendações que propiciem o reencontro do espaço para a sustentação humana.


Palavras-chave


Educação; Design Thinking; TICs.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Scholar Scholar Livre