DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MODULAR UTILIZANDO O AXIOMATIC DESIGN

Autores

  • José Antonio Carnevalli NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • Marcos Ricardo Rosa Georges NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • José Eduardo Rodrigues de Sousa NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • Samuel Carvalho De Benedicto NUPEX-CEA; PUC-Campinas
  • Bruna Ajudarte Zavarise NUPEX-CEA; PUC-Campinas

Palavras-chave:

Projeto Axiomático, Modularidade, Terceirização, Setor Automotivo

Resumo

A estratégia da modularidade contribui para a parceria entre montadoras e fornecedores ao facilitar a terceirização de parte das atividades de projeto, fabricação e montagens dos veículos. Porém essa estratégia gera desafios para os fornecedores se ataptarem às novas exigências e atividades assumidas. Deste modo, é o objetivo desta pesquisa desenvolver um modelo teórico de implantação da estratégia modular nos fornecedores com o uso do Axiomatic Design (AD) utilizando dados de pesquisas bibliográficas. Verificou-se que os principais atributos das montadoras para a seleção de fornecedores de módulos são o Know-How das empresas, nível de qualidade dos produtos e serviços oferecidos; saúde financeira; flexibilidade logística, riscos associados e preço competitivo. Isto significa que a montadora só irá terceirizar atividades para os seus fornecedores se estes conseguirem realizá-las de forma satisfatória e num custo que justifique a terceirização. Por esta razão quando se faz o desdobramento da estrutura hierárquica do AD verifica-se a necessidade de que os fornecedores tenham instalados departamentos de gestão de clientes, de manufatura, de projeto de produto e de logística com competências que atendam o nível de competência exigido pelas montadoras. É lógico que isto não significa, que o fornecedor não possa terceirizar algumas destas atividades para empresas específicas, mas será ela que responderá pelas falhas no cliente. Com a conclusão do desdobramento do modelo proposto e a elaboração da sequência de aplicação com o diagrama de módulo e junção e fluxograma confirmou a viabilidade do uso do AD em atender o objetivo deste trabalho.

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Publicado

2017-09-05

Como Citar

Carnevalli, J. A., Georges, M. R. R., Sousa, J. E. R. de, Benedicto, S. C. D., & Zavarise, B. A. (2017). DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA MODULAR UTILIZANDO O AXIOMATIC DESIGN. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 9(17), 162–189. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v9n1709