REDUÇÃO DO TEMPO DE RESPOSTA AO CLIENTE COM A METODOLOGIA SEIS SIGMA

Autores

  • Diego Augusto de Jesus Pacheco Departamento de Engenharia de Produção, UniRitter, Porto Alegre, Brasil
  • Cassius Vallada Flesch Departamento de Engenharia de Produção Faculdades Integradas de Taquara – Faccat Taquara, Brasil

Palavras-chave:

Seis Sigma, DMAIC, Controle Estatístico de Processo, CEP,

Resumo

O objetivo do trabalho foi através da metodologia DMAIC e do Controle Estatístico de Processos do Seis Sigma, reduzir o tempo médio de resposta aos clientes no setor de suporte ao cliente de uma grande empresa. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, com base nos resultados de tempo médio de retorno dos protocolos do cliente do estudo de caso. O estudo seguiu todas as etapas da metodologia DMAIC, iniciando pela definição do problema e finalizando com o novo processo controlado e ganhos financeiros controlados. Os principais resultados obtidos foram a redução no tempo de resposta ao cliente de 1,15 dias para 0,404 dias, a redução das perdas financeiras e a estabilização das melhorias implantadas.

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

Pacheco, D. A. de J., & Flesch, C. V. (2018). REDUÇÃO DO TEMPO DE RESPOSTA AO CLIENTE COM A METODOLOGIA SEIS SIGMA. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 10(19), 106–121. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/v10n1908