Desenvolvimento de ferramenta de análise S&OP em uma empresa de telecomunicações: um estudo de caso aplicado

Autores

  • Izabel Cristina Zattar Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Paraná
  • Caroline Kiume Matheus Universidade Federal do Paraná Depto de Engenharia de Produção

Palavras-chave:

Planejamento de vendas e Operações, Telecomunicações, Ferramenta S&OP

Resumo

Em um setor assaz competitivo e mutável como o de telecomunicações, é imprescindível que as empresas busquem constantemente a atualização de suas técnicas de planejamento, visando concretizar as metas estabelecidas na estratégia de negócios da companhia. A ferramenta de Sales and Operations Planning (S&OP) tem sido cada vez mais incorporada a estas técnicas, pois é um processo multifuncional que interliga e fornece suporte aos planos estratégicos e de negócios de toda uma corporação. Neste contexto o objetivo desse trabalho é o de apresentar os benefícios obtidos com o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta que reúne dados técnicos e mercadológicos, baseada nas práticas de S&OP, em uma empresa de grande porte do setor de serviços de telecomunicações. Os resultados demostraram que a ferramenta proposta trouxe ganhos reais à organização por meio do mapeamento e desbloqueio de portas de dados e de voz, as quais puderam ser disponibilizadas para venda, além de melhorar a visibilidade de informações entre as áreas, possibilitando o alinhamento de ações e de estratégias da companhia.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Zattar, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Mecânica pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (2002), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Possui experiência nas áreas processos de fabricação, planejamento e melhorias de processos, indicadores de produtividade. Atualmente trabalha em projetos com diversas empresas, entre editoras, incubadoras e industrias de bens manufaturados, além de agências de fomento.

Caroline Kiume Matheus, Universidade Federal do Paraná Depto de Engenharia de Produção

Engenheira de Produção graduada pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

AROZO, R. Sales and operations planning: uma maneira simples de obter ganhos com a integração interna. Rio de Janeiro: Centros de Estudos em Logística – COPPEARD/ UFRJ, 2006.

BARRADAS, O. Você e as telecomunicações. 1 ed. Rio de Janeiro: Ed. Interciência Ltda., 1995.

BLACK, U. Emerging Communication Technologies. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1997.

BREMER, C.F.; AZEVEDO, R. C.; MATHEUS, L.F.O retrato do processo de Sales & Operations Planning (S&OP) no Brasil, Parte 1. Mundo Logística, 5 ed., p. 68-74, Jul./Ago., 2008.

CASTRO, D; MELO, J.C.de. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. 1. ed, v.4, Cap. 5. Tendências. Brasília: IPEA, 2012.

CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da Produção MRP II/ ERP: conceitos, uso e implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GATTORNA, J; Friends. Dynamic Supply chain alignment: a new business model for peak performance in enterprise supply chains across all geographies. 1. ed. Inglaterra: Gower Publishing Limited, 2009.

HYNDMAN, R.J.; FAN, Y. Sample quantiles in statistical packages. American Statistician. Nov. de 1996.

LORIA, L. Impacto do novo perfil de consumo nas redes de banda larga. [9 de Novembro, 2009]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida ao site Teleco Inteligência em Telecomunicações. Disponível em <http://www.teleco.com.br/emdebate/leilaloria01.asp>

NEVES, M.S. O Setor de telecomunicações. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_setorial/setorial13.pdf>. Acesso em: 29 Jul. 2013.

SINDITELEBRASIL. Diagnóstico, cenários e ações para o setor de telecomunicações no Brasil 2014 – 2020. Disponível em: <http://www.telebrasil.org.br/posicionamentos/estudo/326-diagnostico-cenarios-e-acoes-para-o-setor-de-telecomunicacoes-no-brasil-julho-de-2011>. Acesso em: 08 Ago. 2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TUOMIKANGAS, N.; KAIPIA, R. A coordination framework for sales and operations planning (S&OP): Synthesis from the literature. International Journal of Production Economics, v.154, p. 243-262, 2014.

UEDA, V. A implantação do telefone: o caso da companhia telefônica – melhoramento e resistência. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, n. 46, Universidade de Barcelona, Espanha, ago., 1999.

VIEIRA NETO, P. O desaparecimento de uma profissão: o radiotelegrafista de voo: evolução tecnológica e desemprego nas telecomunicações. Dissertação de mestrado em economia política apresentada à PUC-SP, 2000.

WALLACE, T.F. Sales and operations planning: the how to handbook. 2. ed. Cincinnati, OH: T.F. Wallace & Company, 2004.

YIN, R.K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Zattar, I. C., & Matheus, C. K. (2016). Desenvolvimento de ferramenta de análise S&amp;OP em uma empresa de telecomunicações: um estudo de caso aplicado. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 8(15), 90–113. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3733