Desempenho acadêmico dos alunos em curso de engenharia e licenciatura na disciplina de cálculo I

Autores

  • Bel Wisland Universidade Federa do Paraná (UFPR)
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federa do Paraná (UFPR)
  • Celso Yoshikazu Ishida Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado sandwich em Matemática Aplicada - Université Paris-Sud XI (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, aprendizado de máquina, mineração de dados, programação genética e classificação.

Palavras-chave:

Educação Superior, Reprovação de cálculo, Reprovação em Matemática, Estatística.

Resumo

O desempenho acadêmico tem sido objeto de estudos e reflexões de educadores e pesquisadores há décadas. Porém, as pesquisas apontam para altos índices de reprovação no ensino superior. Este artigo tem o objetivo de  analisar os resultados do desempenho dos alunos da disciplina de cálculo dos cursos de Engenharia e de licenciatura em Química, Física e Estatística, relacionados à disciplina de cálculo. Os dados são oriundos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), registrados no ano de 2009 a 2012. A metodologia aplicada para o estudo é a técnica de estatística descritiva. Onde foi realizada uma comparação com os resultados obtidos em uma pesquisa de registros dos anos 2000 até 2008. Estudos anteriores apontam que os alunos obtiveram sucesso enquanto à aprovação. Mas, a atualização dos dados identifica um índice retrogrado.   10.13084/2175-8018/ijie.v6n11p94-112

Biografia do Autor

Bel Wisland, Universidade Federa do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ingenieria informatica pela Universidad tecnologica de santiago

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federa do Paraná (UFPR)

Professora, Doutora Engenhreira

Celso Yoshikazu Ishida, Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado sandwich em Matemática Aplicada - Université Paris-Sud XI (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, aprendizado de máquina, mineração de dados, programação genética e classificação.

Professor Doutor

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Publicado

2014-12-13

Como Citar

Wisland, B., Duarte Freitas, M. do C., & Yoshikazu Ishida, C. (2014). Desempenho acadêmico dos alunos em curso de engenharia e licenciatura na disciplina de cálculo I. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 6(11), 94–112. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3314