O trabalho na educação infantil: um enfoque ergonômico

Autores

  • Clarissa Stefani Teixeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogê Roberto Foschi Faculdade SOCIESC
  • Érico Felden Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ergonomia, Educação infantil, Queixas musculoesqueléticas

Resumo

O presente estudo buscou verificar as condições ergonômicas em ambiente escolar e associar as queixas musculoesqueléticas com as posturas assumidas durante as atividades de trabalho. O estudo foi realizado em uma escola de educação infantil da região de Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. O trabalho foi focado em uma professora do gênero feminino – graduada em pedagogia – com idade de 47 anos e tempo de atuação profissional, neste contexto de trabalho, de 18 anos. Os principais problemas associados ao trabalho da educação infantil dizem respeito aos mobiliários e equipamentos serem projetados para a faixa antropométrica de alunos de quatro a sete anos de idade o que acaba prejudicando o correto posicionamento corporal da professora. Além disso, mesmo que o trabalho seja realizado em pé, sentado ou agachado, as posturas observadas não favorecem as estruturas osteomioarticulares. Pois, na maioria das vezes, foram encontradas posições em inconformidade com a literatura. Sugere-se que ações corretivas e preventivas sejam aplicadas no contexto da atividade laboral de forma a reduzir ou ainda minimizar as queixas de dor/desconforto relatadas pela professora.   

10.13084/2175-8018/ijie.v7n13p143-161

Biografia do Autor

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-Doutoranda pela mesma Instituição. Tem formação tutorial em Educação a Distância pela UFPR e experiência profissional na docência do ensino à distância Portal Educação, IFSC e Fundação Getúlio Vergas (FGV). Tem experiência no ensino superior e pós-graduação em Instituições como: SOCIESC, FGV, ASSESC, ISEPE e Instituto do Ser. Na área científica possui mais de 100 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Coordena a área de pesquisa e extensão da Faculdade SOCIESC - Unidade Florianópolis. É consultora em metodologia científica, estatística, gestão e elaboração de projetos, ergonomia e usabilidade. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de SC Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável atua como gestora de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I. Em meio empresarial tem atuação em inovação, tecnologia, usabilidade e ergonomia. Atua como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor parceria UFSC e Ministério da Educação. 

Rogê Roberto Foschi, Faculdade SOCIESC

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade SOCIESC.

Érico Felden Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

É professor adjunto de Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física e é especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. É professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano da UDESC nas linhas de pesquisa Atividade Física e Saúde e Comportamento Motor. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Saúde atuando, especialmente, nos seguintes temas: aprendizagem motora e desenvolvimento humano, ciclo vigília/sono, saúde do trabalhador e imagem corporal. 

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Publicado

2015-08-20

Como Citar

Teixeira, C. S., Foschi, R. R., & Pereira, Érico F. (2015). O trabalho na educação infantil: um enfoque ergonômico. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 7(13), 143–161. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/2908