Análise da capacidade produtiva de uma indústria de blocos pré-moldados utilizando o estudo de tempos cronometrados

Autores

  • Vitor William Batista Martins Universidade do Estado do Pará/Docente
  • Nayéslie Cristine Brandão dos Santos Universidade do Estado do Pará/Discente
  • Nayara Cristina Lima da Silva Universidade do Estado do Pará/Discente
  • Delcio Cravo Soares Universidade do Estado do Pará/Discente
  • Pedro da Silva Lima Júnior Universidade do Estado do Pará/Discente

Palavras-chave:

Indústria de Pré-moldados, Estudo de Tempos, Capacidade Produtiva, Ergonomia

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso de Engenharia de Métodos, realçando a ORT (Organização Racional do Trabalho), designada por Frederick W. Taylor, tendo como principal ferramenta de análise o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). O objetivo geral do trabalho é a realização de uma análise do processo produtivo de blocos de concreto em uma indústria de pré-moldados no município de Marabá, Estado do Pará e a apresentação de uma proposta para melhoria do processo. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso, com coletas de dados, aplicação de entrevistas aos funcionários e ao administrador da empresa. A análise do processo foi realizada através das observações e a cronometragem de tempos dos movimentos dos operários, realizados no decorrer das seis etapas do processo produtivo, assim determinou-se um tempo e movimentos padrões, a partir do qual se pode definir a capacidade produtiva do processo, bem como, realizar o estudo ergonômico.  10.13084/2175-8018/ijie.v6n11p311-327

Referências

BESSERMAN, Sérgio. Desenvolvimento Sustentável e a História do Século XXI. Encontro Rio Mais Vinte, 2012.

BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida de trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blüchen, 1977.

RICCI, Márcio. Estudo de Tempos e Métodos. UBC, 2013.

COELHO, José Márcio; GONZAGA. MARTINS Ricardo. Administração Científica de Taylor: o homem do tempo, InfoEscola, 2008.

CUNHA, André. Fabricação de blocos de Concretos. PUC, 2010.

ROCHA, Silvério. Fabricação de Blocos atende a demanda de projetos populares minha casa minha vida, Revista Prisma, 2011.

FELIPPE, A.D.; CUSTODIO, M.R.; DOLZAN, N.; TEIXEIRA, E.S.M. Análise descritiva do estudo de tempos e métodos: uma aplicação no setor de embaladeira de uma indústria têxtil. IX Simpósio de Excelencia em Gestão e Tecnologia, Anais,…, SEGet, 2012.

LAURSEN, Bjarne; SCHIBYE, Bente. The effect of different surfaces on biomechanical loading of shoulder and lumbar spine during pushing and pulling of two-wheeled containers. Applied Ergonomics, v. 33, n. 2, p. 167-74. 2002.

MARTINS. Edgar Neto. Ergonomia – UFPE, 2010.

SERRA, S.M.B; FERREIRA, M. de A.; PIGOZZO, B.N. Evolução dos pré-fabricados de Concreto. Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-moldados (NET-PRÉ), Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, 2005.

SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE CONCRETO. 2010. Disponível em: www.abcp.org.br/conteudo/sustentabilidade/sustentabilidade-do concreto#.U1LwXPldVe - acesso em 17/04/2014.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Martins, V. W. B., dos Santos, N. C. B., da Silva, N. C. L., Soares, D. C., & Júnior, P. da S. L. (2014). Análise da capacidade produtiva de uma indústria de blocos pré-moldados utilizando o estudo de tempos cronometrados. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 6(11), 311–327. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/2493