Modelo de simulação com otimização para análise de processo job shop
Palavras-chave:
Simulação, Otimização, Job ShopResumo
O artigo apresenta uma análise de um processo Job Shoputilizando um modelo de simulação a eventos discretos combinado com um algoritmo de otimização. Foram construídos modelos de simulação e otimização de um sistema hipotético com características típicas de processos com diversidades de produtos e lotes reduzidos, em um leiaute funcional. Os cenários para simulação foram elaborados com o intuito de demonstrar diferentes situações em que o sistema pode estar sujeito sob uma situação normal de regime de trabalho. Como resultado pôde-se visualizar o passo a passo da posição das peças no processo produtivo na busca, principalmente, por definir o melhor prazo de entrega das respectivas peças.
10.13084/2175-8018/ijie.v6n12p156-176
Referências
BANKS, J.; CARSON, J.S.; NELSON, B.L.; NICOL, D.M. Discrete-event system simulation. 2ª Edição. New Jersey: Prentice Hall, 2005.
BROWN, D. E.; SCHERER, W. T. Intelligent scheduling systems. Kluwer, 1995, 276 p.
CHEN, Y., CHEW, E.P., LEE, L.H., TENG, S. Multi-objective Simulation-based Evolutionary Algorithm for an Aircraft Spare Parts Allocation Problem. European Journal of Operational Research. N. 189, pp. 476-491, 2007.
CHEN, C.H., FU, M.C., HE, D., LEE, L.H. Simulation Optimization Using the Cross-Entropy Method with Optimal Computing Budget allocation. ACM Transactions on Modeling and Computer Simulation. Vol. 20, n. 1.Wasserkrug, S., New York - USA, 2010.
FRANCO, I.S. Algoritmos hÃbridos para a resolução do problema de job shop flexÃvel. Dissertação de Mestrado depositada na biblioteca da Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos), 157p, 2010.
FREITAS FILHO, P.J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas. 2. ed. São Paulo, SP: Editora Visual, 2008, 372 p.
FU, M. C. Optimization for Simulation: Theory vs. Practice. Journal on Computing, v. 14, n. 3, 2002.
HAO, Q.; SHEN, W. Implementing a hybrid simulation model for a Kanban-based material handling system. Robotics and Computer-Integrated Manufacturing, v. 24, p. 635-646, 2008.
KELTON, W.D.; SADOWSKI, R.P.; STURROCK, D.T. Simulation with Arena. Forth Edition, New York: McGraw- Hill, 2007.
LEAL, F.; ALMEIDA, D.A. E MONTEVECHI, J.A.B. Uma Proposta de Técnica de Modelagem Conceitual para a Simulação através de Elementos do IDEF. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – Anais..., XL-SBPO, João Pessoa – PB, 1-12, 2008.
NARDINE, J.J. Tecnologias e Sistemas de Gestão da Produção e da Qualidade: um estudo na indústria metal mecânica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo, 1999.
PEREIRA, I. C. Proposta de sistematização da simulação para fabricação em lotes. Dissertação mestrado em engenharia de produção. UNIFEI, Itajubá, MG, 2000.
SILVA, W.A. Otimização de parâmetros da gestão baseada em atividades aplicada em uma célula de manufatura. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados são de propriedade do IJIE – Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, Revista Iberoamericana de Ingeniería Industrial. Os autores são os responsáveis pelos conteúdos dos artigos. O IJIE não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos publicados, salientando que as opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores.
O periódico se reserva o direito de introduzir alterações no original, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, no entanto, o estilo e as opiniões dos autores. Essas alterações serão editoriais (correções gramaticais e adequações estilísticas) e não substanciais, de forma que não modifiquem o sentido do texto. As provas finais não serão enviadas aos autores, sendo o artigo publicado com os ajustes necessários.
Conforme citado neste site, no item “Caráter do IJIE”, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não-comerciais. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.