Adequação dos municípios do estado do Rio Grande do Sul à legislação de gestão de resíduos da construção civil

Autores

  • Fladimir Fernandes dos Santos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Luís Urbano Durlo Tambara Júnior Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Nirlene Fernandes Cechin Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Vera Luci de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Marcos Aurélio Batista de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Município, Resíduos de demolição e construção, Plano de gerenciamento de resíduos, Construção civil.

Resumo

Considerando-se a visível expansão das atividades do setor da construção civil, e a crescente geração de resíduos de construção e demolição (RCD), em todas as regiões do Brasil, procurou-se verificar se os municípios localizados no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, estão em conformidade com as legislações que tratam sobre o estabelecimento de diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos RCD, disciplinando as ações necessárias a serem adotadas pelas empresas deste setor. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de pesquisa na Internet, nos Portais das Prefeituras que possuem empresas do setor da construção civil com atividades em operação em suas cidades. Os principais resultados mostram que a ausência de participação na pesquisa, por parte de muitas Prefeituras, indica que elas , ou estão se ajustando, ou ainda não se adequaram ao que preconizam as legislações referentes ao gerenciamento de RCD. Assim, os dados obtidos na pesquisa não podem ser conclusivos para a totalidade dos municípios investigados. Outra questão observada refere-se ao fato de que muitas Prefeituras ainda não sabem como desenvolver seus planos de gestão de resíduos, por tal motivo, estão buscando formas alternativas para resolverem este problema, como a contratação de empresas especializadas neste tema.   10.13084/2175-8018.v04n08a01

Biografia do Autor

Fladimir Fernandes dos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Avenida Tiarajú, nº 810; Bairro Ibirapuitã – CEP 97465-550 – Alegrete/RS.

Luís Urbano Durlo Tambara Júnior, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Estudante do Curso de Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Avenida Tiarajú, nº 810; Bairro Ibirapuitã – CEP 97465-550 – Alegrete/RS.

Nirlene Fernandes Cechin, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Av. Antônio Trilha, nº1847; Bairro Capiotti – CEP: 97300-000 – São Gabriel/RS.

Vera Luci de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rua Ciro Melo, nº 890; Bairro Jardim Central – CEP 79805-030 – Dourados/MS.

Marcos Aurélio Batista de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Av. Ranulpho Marques Leal, nº 3484 201; Bairro Cidade Universitária CEP 79620-080 – Três Lagoas/MS.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

dos Santos, F. F., Urbano Durlo Tambara Júnior, L., Fernandes Cechin, N., de Almeida, V. L., & Batista de Sousa, M. A. (2012). Adequação dos municípios do estado do Rio Grande do Sul à legislação de gestão de resíduos da construção civil. beroamerican ournal of ndustrial ngineering, 4(8), 1–18. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/1799